972207543

Endereço
Rua João Basso, 231 - CEP 09721-100 - Centro - São Bernardo do Campo/SP
Sergio Galvão

12 de abr. de 2011

TEMAS DE CIDADANIA EDUCAFRO

Aos núcleos e universitários(as) da Educafro


Seguem os 10 temas de cidadania para os anos de 2011 e 2012. Façam os debates em suas bases e coloque-os em prática a partir de março deste ano.Como é de conhecimento de todos, ao longo do ano há possibilidades de acontecer mais de 25 aulas de cidadania. Estes 10 temas devem ser  trabalhados nestas aulas, sem prejuízo de cada núcleo e regional ter outros temas em função da realidade local. Sejam firmes no trabalho de cidadania, pois esta atividade faz a diferença no perfil de cidadão que a Educafro quer incluir na sociedade.

Frei David Santos OFM
  Diretor Executivo
 
 
1 – Como ampliar a exigência do cumprimento da lei 10.639/03, enfatizando a consciência de ser povo negro, que se alimenta  da resistência de Zumbi  a Milton Santos?

2 - Estatuto da Igualdade Racial: O que pode mudar no Brasil? Conhecer para exigir nossos direitos!

3 - Diminuir as desigualdades étnico-sociais: negros e pobres unidos conquistando seu lugar na sociedade.

4 - Os Desafios trazidos pelo ingresso de estudantes afrodescendentes e pobres nas Universidades: quais políticas públicas deveremos exigir?

5 - Racismo Institucional no Brasil: Como identificá-lo e combatê-lo?

6 - ENEM e o acesso às Universidades Públicas de Qualidade através do SISU, COTAS (em mais de 160 PÚBLICAS), ProUni, "NOVO FIES"...Como mudar os paradigmas dos núcleos em vista destas possibilidades?

7 - Relação de gênero e privilégio masculino: como superar as desigualdades estabelecidas pelos papeis sociais?

8 - Diferenças Econômicas no Mercado de trabalho – "Salariômetro": como superar a hierarquia econômica entre negras(os) e brancas(os).?

9 – Como fazer a USP, UNESP e UNICAMP passarem da "inclusão coméstica" para a INCLUSÃO REAL de pobres, negros/as e indígenas?

10 - Negros e negras nos meios de comunicação: As leis existentes. Propostas de novas leis que incluam e visibilizem. Como potencializar esta realidade?